sexta-feira, 23 de março de 2007

Campanha em defesa do diploma cresce no país

Colegas, li esse texto no site da Fenaj. Eis aí uma boa idéia para incentivar nossa mobilização em favor de um jornalismo qualificado. Precisamos conscientizar os jornalistas precários sobre a importância da formação superior. Avante!

___



A "Campanha pela Informação de Qualidade: em defesa da formação e regulamentação profissionais dos jornalistas" está em desenvolvimento em todo o país. Diversas atividades estão sendo programadas para os próximos dias. A coordenação da campanha destaca que é de fundamental importância os jornalistas e suas entidades engajarem-se ainda mais no calendário de lutas para restabelecer a exigência do diploma o mais brevemente possível.

Além de disponibilizarem o abaixo-assinado e a moção em apoio à luta em defesa do diploma (disponível também no site da FENAJ), os Sindicatos de Jornalistas, entidades e instituições apoiadoras estão organizando diversas entidades. Em Santa Catarina, na semana passada, houve debate entre representantes da campanha e professores e estudantes da Faculdade Estácio de Sá. Na UFSC estão sendo programadas atividades para o início de abril. No Paraná, estão sendo programadas ações conjuntas em vários cursos de comunicação.

A campanha também estará na pauta do ERECOM/Nordeste (Encontro Regional de Estudantes de Comunicação), que ocorrerá de 5 a 8 de abril, em Fortaleza, na UFCE. Já no XVI Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que será também em Fortaleza, de 29 de março a 1º de abril, haverá manifestações e distribuição de materiais da campanha.

Todo este “aquecimento” é para fazer de abril o "Mês Nacional de Luta". A orientação da coordenação da campanha é de que, no início do mês, a prioridade seja a ocupação de espaços nos parlamentos municipais e estaduais, a realização de audiências com prefeitos e governadores e contatos com parlamentares. A programação prevê, também para meados de abril, uma Caravana a Brasília, composta por representantes de Sindicatos dos Jornalistas e entidades apoiadoras, para audiências públicas na Câmara dos Deputados e Senado.

Pré-Forum e ENPJ
Também durante o 10o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que será em Goiânia, de 27 a 30 de abril, a campanha em favor do diploma estará em pauta. Antecedendo a abertura do evento, a FENAJ realizará seu VI Pré-Forum, com o tema “Formação superior em jornalismo: obstáculo ou garantia de acesso democrático aos meios de comunicação?”. Recentemente o FNPJ divulgou a lista dos trabalhos aceitos para o Encontro. Para conhecer a lista, clique aqui.

Fonte: FENAJ - 19/03/2007 19:38

Um comentário:

Pollyana Fonseca disse...

Não resisti em ler esta matéria e não fazer um comentário. Sei que apenas uma opinião não faz diferença, mas várias com certeza farão. Eu sou a favor da necessidade de um diploma de Jornalismo sim, pois eu já trabalhei como apresentadora e repórter de uma emissora, é claro pequena, mas qua fazia as mesmas coisa de uma empresa grande, sendo assim sentia vontade de saber fazer as coisas com a certeza de estarem certas, tinha vontade de saber tudo sobre esta área que era a que trabalhava na época. Com este interesse prestei vestibular, passe e hoje estou no meu primeiro período de Jornalismo na UNIUBE. Pude perceber com apenas alguns meses que é necessário e muito um curso superior, Já aprendi coisas que levaria anos para aprender sozinha e nem tenho certeza se chegaria a aprender. Por este e por vários outros motivos sou sim a favor do diploma.