
Mais uma vez (e já estamos cansados!) ouvimos a "clemência" da Câmara Municipal por nossa participação na decisão de termos ou não uma penitenciária federal na cidade. O pior disso tudo é a incoerência nessa história toda. Vejamos:
- Em publicação no JM, de ontem, 15 de abril, as declarações do presidente da Câmara, Lourival dos Santos, do secretário executivo e também "colunista" do jornal citado, Wellington Cardoso, e finalmente, do vereador/delegado, Heli Andrade, o Grilo, são totalmente contraditórias. Eu, particularmente, acredito que assim como a jornalista Daniela Brito, autora dessas três matérias para o JM Online, se confundiu com as respostas dos entrevistados ou mesmo perdeu o rumo do texto (fica aberto à discussões a partir desse momento), nós também estamos numa enrascada. O que esse tal Conselho de Segurança Pública quer é, na verdade, manter o povo voltado para as discussões, enquanto eles decidem o que fazer. "O Conselho não está com olhos voltados para o plebiscito e sim para a incumbência dada pelo Executivo de se posicionar sobre a instalação da penitenciária", diz o próprio secretário da entidade. Pois é. Propuseram um plebiscito e agora tentam derrubá-lo porque não interessa a opinião do povo, apenas o que for decidido lá, nas reuniões que são abertas ao público. Vai entender!
- Nessa mesma publicação, o vereador Grilo afirma que é contra o plebiscito, assim como o presidente Lourival, caso o Conselho discorde da proposta da penitenciária. Mas, o autor da proposta do plebiscito é o próprio vereador. Como assim? Depois ele faz várias outras declarações que acabam confundindo quem leu a reportagem. Ou seja, esse plebiscito é só mais uma desculpa.
- Outra novidade é o site www.dentrooufora.com.br. Ele propõem a votação e ainda, um espaço para o internauta dar a sua opinião sobre a vinda da penitenciária para Uberaba. O mais absurdo é que os inventores da página (desconhecidos, por sinal) promovem a campanha "Adote um outdoor" pela bagatela de R$ 240,00. Além disso, o telefone disponível para as doações não funciona. Boa idéia!
Assim, somos enganados a cada dia pela falsa ilusão de que podemos, ainda, dar palpite na nossa própria segurança.
Caros amigos, eu lhes digo: não são apenas os veículos de comunicação de Uberaba que deixam a desejar. O problema vem da falta de interesse das próprias autoridades e do povo. Não somos bobos. Mas percebemos os erros e mesmo assim somos cúmplices dessa falta de vergonha na cara. Contudo, esse papinho de "vamos nos unir e lutar pelos nossos direitos em prol da paz na nossa cidade" é furada. Ninguém vai se mexer por causa disso. O que proponho, então? Pagar pra ver. Quem sabe assim, no susto, as coisas melhoram e o povo acorda! Na pior das hipóteses, elas só vão piorar mais um pouco. E vão perguntar: e daí?
3 comentários:
Sabe o que é isso, amigos, é quando envolve o povo, as autoridades não estão nem aí, pois sabem que o nosso país tem a característica de uma população que se revolta na hora, mas depois desinteressa e deixa pra lá. Mais interesse das autoridades e principalmente da sociedade não faria mal para ninguém, pois tudo resolvido no consenso, com certeza ajudaria.
é soda!!
Uau, Graziela. Excelente crítica! Identificar incoerências e lacunas na imprensa, sobretudo quando se trata de reportagens sobre grandes temas, é um papel importante da crítica jornalística. Jornalistas devem compreender o mundo em toda a sua complexidade. Quando raciocinamos através de estereótipos, toda a sociedade emburrece conosco.
Postar um comentário